Como acontece com todos os dispositivos que precisam ser carregados, as baterias do seu carro diminuirão em eficiência a cada carga. Com os devidos cuidados, as baterias dos carros podem durar mais de cinco anos! No entanto, se você usa seu carro diariamente em condições médias, seria bom substituí-lo após três anos. Além desse ponto, a maioria das baterias de carro não será tão confiável e pode levar a vários problemas de segurança. 

A vida útil média de uma bateria de carro pode ser afetada por: Aqui estão algumas respostas para três perguntas básicas. Se você ainda não tiver certeza, entre em contato com Doutor Baterias BH através do seu site: https://doutorbateriasbh.com.br.

Condições climáticas

Temperaturas super quentes ou frias prejudicarão sua bateria. Viver em temperaturas extremas significa que você pode ter que substituir suas baterias com mais frequência do que o recomendado.

Hábitos de condução

Repetidas viagens curtas para deslocamentos diários, por exemplo, podem reduzir a vida útil da bateria porque não haverá muito tempo para recargas completas entre as viagens. Por outro lado, deixar seu carro parado na garagem ou estacionamento por muito tempo também pode esgotar suas baterias. Dirigir com uma bateria fraca pode aumentar suas chances de ficar preso no meio do nada – portanto, fique atento a estes sinais de alerta:

  • Partida do motor atrasada
  • Um alerta persistente de ‘mecanismo de verificação’
  • Caixas de bateria que estão fora de forma
  • Vazamento de fluido da bateria

Os carros são basicamente equipados com baterias do tipo livre de manutenção. Se o seu estiver equipado com uma bateria marcada com uma marca inferior e superior na lateral, você poderá verificar o nível de eletrólito – que deve estar idealmente entre as marcas inferior e superior. Se o nível de eletrólito estiver baixo, você precisa adicionar água destilada (desmineralizada). Durante as recargas, certifique-se de não respingar a bateria e/ou outros componentes próximos a ela. Também não encha demais, pois isso pode causar corrosão em outras peças. Certifique-se de apertar as tampas das células assim que terminar de reabastecer.

Por que substituir uma bateria de carro?

A maioria dos carros tem baterias. Os únicos veículos que não possuem baterias de carro tradicionais, curiosamente, são os carros elétricos. Esses carros possuem baterias especiais que alimentam todo o veículo, o que significa que sua estrutura e uso são diferentes da bateria de seu carro típico.

Em um carro movido a gasolina ou diesel, a bateria é responsável por operar todos os sistemas elétricos do carro. Os carros podem funcionar com combustível, mas isso não alimenta coisas como luzes, configurações de ar condicionado, seu aparelho de som, aquecedores de assento e outras tecnologias oferecidas por alguns veículos. Você precisa de eletricidade para aproveitar esses recursos, e essa eletricidade vem da bateria.

O motor carrega as baterias do carro enquanto funciona. O motor é efetivamente uma turbina elétrica independente. O sistema de carregamento usa um alternador para alimentar a bateria. Esse processo significa que o veículo pode alimentar a bateria por toda a vida útil do carro, desde que esteja funcionando. O problema é que, como acontece com todos os dispositivos eletrônicos, o uso inevitavelmente levará a problemas. A bateria do seu telefone torna-se ineficiente quanto mais vezes você a usa, e o mesmo pode ser dito das baterias do carro. Eventualmente, uma vida inteira de desgaste pode se acumular e o sistema de distribuição de eletricidade começa a falhar dentro do veículo. É o fim da estrada para a sua bateria, mas não para o seu carro.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quando meu carro precisa de uma bateria nova?

Quando uma bateria de carro não funciona mais corretamente, você pode substituí-la. Mas como você sabe quando abandonar a bateria velha e comprar uma nova? Sugere-se que você coloque uma nova bateria em seu carro a cada três a cinco anos, embora existam outros indicadores se for necessário substituir mais cedo. Esses incluem:

  • Dificuldade para dar partida no seu carro — Se o seu carro tiver dificuldade para dar partida, pode ser devido a uma bateria defeituosa.
  • Luz de verificação do motor — Se a bateria não estiver funcionando corretamente, os sistemas de feedback do carro podem alertá-lo sobre a falha usando a luz de verificação do motor ou o símbolo da bateria do carro.
  • Vazamento de fluido — Vazamentos de fluido da bateria são um sinal claro de que ela precisa ser substituída.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como se preparar para a substituição da bateria do carro

Você só precisa de alguns equipamentos para um trabalho de substituição de bateria de carro. A maioria deles você provavelmente terá à mão, mas eles podem ser encomendados on-line ou comprados em lojas por um preço relativamente baixo. Para trocar uma bateria de carro, você precisará de:

  • Roupas velhas ou roupas que você não se importa de sujar. Entrar em um compartimento de motor de carro raramente é um trabalho limpo.
  • Uma chave ajustável. Chaves podem ser necessárias para acessar as caixas da tampa da bateria e desconectar os terminais da bateria.
  • Uma chave de catraca é uma ferramenta essencial necessária para remover as baterias de seus suportes. Você também pode precisar de uma barra de extensão se estiver em uma situação em que não consiga alcançar os parafusos com uma chave padrão.
  • Luvas e óculos de segurança são extras opcionais para fins de saúde e segurança. Observe que eles podem ser importantes para remover as baterias do carro, especialmente se estiverem danificadas ou muito antigas.
  • Um espaço bem ventilado é essencial. A maioria das baterias para ignições stop-start emite um vapor de gás que precisa se dissipar com segurança.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Mudando um sistema de bateria Stop-Start

Antes de iniciar a substituição da bateria, é importante estar ciente das diferenças entre uma bateria convencional e as baterias AGM e EFB. O processo de substituição física real é o mesmo, pois as baterias são projetadas para caber em áreas semelhantes de um veículo. No entanto, a substituição de uma bateria AGM ou EFB requer atenção extra. Essas baterias estão presentes na maioria dos carros mais novos com sistemas elétricos avançados – geralmente, 2010 ou posterior, mas possivelmente mais cedo para carros de luxo. O sistema mais comum que você verá que sugere o uso de uma bateria AGM/EFB é a tecnologia stop-start. No entanto, essas baterias também podem estar presentes em carros sem stop-start que possuem computadores de bordo modernos. Como você sabe se você tem uma bateria AGM ou EFB? A melhor maneira de saber exatamente qual bateria seu carro possui é abrir o compartimento do motor e procurar as informações do produto detalhadas na própria bateria. Uma bateria convencional é uma bateria de ácido. Se não for uma bateria de ácido, muitas vezes indicará se é AGM ou EFB. Em caso de dúvida, consulte o manual, pesquise o número de série da bateria ou pergunte a um especialista. Não prossiga até saber exatamente qual bateria seu carro usa.

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/trocar-o-pneu-facil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *