O que a terceirização faz? A terceirização é um serviço que permite que provedores de serviços terceirizados executem uma determinada tarefa para um cliente. Deixar que terceiros façam o trabalho cria uma preocupação para a maioria das empresas. A maioria das empresas se preocupa com a qualidade do trabalho que os prestadores de serviços terceirizados prestariam.
Os resultados estão alinhados com os objetivos da empresa? O provedor de serviços terceirizado fornece resultados de alta qualidade? Os dados da empresa estão seguros nas mãos dos prestadores de serviços terceirizados? Estas são apenas algumas perguntas que serão respondidas mais adiante neste artigo. Quer saber mais sobre terceirização, acesse https://www.azulservice.com.br/
Além das preocupações de segurança e qualidade, o maior equívoco sobre a terceirização são suas limitações e escopo. A terceirização é limitada apenas a grandes empresas? A empresa perderá o controle na terceirização? A terceirização é limitada apenas a negócios estabelecidos?
Essas questões podem influenciar ou prejudicar as decisões de terceirizar, e os tomadores de decisão desinformados podem simplesmente perder as oportunidades que podem obter com a terceirização.
Mitos da terceirização desmascarados
A terceirização de processos de negócios (BPO) foi obscurecida por mitos e equívocos. Quando as pessoas falam mal de BPO, elas reúnem essas opiniões tendenciosas e desinformadas sobre BPOs. As pessoas acreditam facilmente em boatos e pessimistas. Pessoas que falam negativamente sobre BPOs tendem a acreditar em fontes não confiáveis que apresentam opiniões tendenciosas e desinformadas.
As fontes on-line costumam ser as suspeitas por trás desse problema. Existem muitos argumentos sobre a terceirização publicados online. Além disso, é melhor consultar especialistas quando se trata de tomada de decisão baseada em terceirização.
Em meio aos mitos e equívocos sobre BPOs, esta indústria ainda prospera e continua a crescer e se desenvolver. Em 2016, a participação no mercado global das indústrias de terceirização é de US$ 76,9 bilhões. No entanto, a indústria de terceirização em 2014 alcançou uma participação de mercado global de US$ 104,6 bilhões. Embora a tendência tenha flutuado em 2015 e 2016, a base sólida construída pelas empresas de terceirização permanece firme e estável.
Mas, não se preocupe mais. Este artigo irá desmascarar 16 mitos e equívocos que atormentam a imagem das empresas de BPO. Se esses mitos e equívocos forem deixados sem resposta e sem esclarecimento, isso pode afetar o futuro da tomada de decisões de negócios.
Mito da terceirização nº 1: a terceirização faz você perder o controle do seu negócio
As empresas, grandes ou pequenas, permitiriam que provedores de serviços terceirizados executassem tarefas comerciais específicas – é assim que a terceirização funciona. Por exemplo, uma empresa pode querer terceirizar contadores para sua folha de pagamento ou contas a receber. Quando as empresas terceirizam contadores, esses indivíduos trabalham apenas nas tarefas terceirizadas específicas – nem mais nem menos.
Eles não recebem nenhuma autoridade significativa para outros assuntos que não digam respeito às tarefas atribuídas.
O foco principal aqui é a significância. Há duas perguntas que precisam ser respondidas.
- Eles têm controle significativo sobre certos aspectos do negócio?
- Eles têm influência significativa sobre a alta administração?
Se eles tiverem controle e influência significativos, talvez não sejam BPOs. As empresas contratam BPOs para reduzir a carga de trabalho sem valor agregado para a empresa. Atividades sem valor agregado são atividades que não trazem ou aumentam a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Além disso, as atividades sem valor agregado também são chamadas de “atividades não essenciais”. Em oposição às atividades sem valor agregado estão as atividades com valor agregado. Essas atividades agregam valor ao produto ou serviço da empresa. Além disso, as atividades de valor agregado atingem os objetivos centrais da empresa.
Para diferenciar as atividades que agregam valor das que não agregam valor, as atividades que agregam valor ao produto ou serviço da empresa devem possuir as seguintes características:
- A atividade pode causar uma mudança significativa no produto ou serviço
- A atividade não é uma atividade de retrabalho. Assim, é feito certo pela primeira vez
- Os clientes pagariam por esta atividade
Exemplo de equívocos de terceirização
Para ilustrar, suponha que a ‘Arizona Electronics’ tenha um contrato de terceirização com a New York Manufacturers, Inc. para fabricar e montar um de seus principais smartphones. Os fabricantes de Nova York comprarão, processarão, montarão e embalarão o produto do Arizona. Agora, quais são as atividades de valor agregado e sem valor agregado no provedor de trabalho?
Primeiro, o processamento de materiais diretos é uma atividade de valor agregado. A montagem e embalagem também são atividades necessárias para colocar o produto em condições de venda. Essas duas atividades também agregam valor. Mas alguns processos de negócios também são necessários para manter a linha de produção em movimento.
Atividades como processar um pedido de compra, usar a instalação de armazenamento, transferir produtos acabados, preparar um relatório de custo de produção, inspecionar, verificar a qualidade e preparar contas a pagar do cliente são exemplos de processos de negócios que não agregam valor, mas ainda são necessários para as operações.
Atividades sem valor agregado são tarefas que aumentam o tempo de ciclo, que é o tempo total necessário para entregar o produto ou serviço ao usuário final. Para aumentar a eficiência do ciclo de fabricação ou serviço, as empresas deveriam se esforçar para reduzir as atividades sem valor agregado, o que, por sua vez, aumentaria o índice de valor agregado. A eficiência do ciclo de fabricação ou serviço é uma medida da proporção das atividades de valor agregado em um processo.
Para conhecer a eficiência do ciclo de fabricação ou serviço, o negócio deve construir um mapa de processo inicial e determinar qual processo agrega valor ou não.
Em seguida, determine o tempo total do ciclo adicionando todas as horas ou dias necessários para concluir um determinado processo. Em seguida, adicione todo o tempo necessário para concluir todas as atividades de valor agregado. Por fim, divida o tempo total de valor agregado pelo tempo total do ciclo.
Terceirizar atividades não essenciais
Manter as atividades sem valor agregado em níveis mínimos pode ajudar a reduzir os custos de fabricação ou serviço. No entanto, permitir que empresas de terceirização lidem com atividades específicas sem valor agregado pode ajudar ainda mais na redução de custos e na manutenção eficaz das linhas de produção ou serviço.
Contratar funcionários em tempo integral para trabalhar apenas em atividades sem valor agregado pode ser um desperdício de recursos e talentos. A principal razão pela qual as empresas contratam BPOs é que elas desejam mais controle sobre seus funcionários. Eles querem aproveitar o talento interno que está preso em fazer recibos de folha de pagamento ou gerenciar contas incobráveis.
Se as empresas podem contratar empresas de terceirização para realizar atividades sem valor agregado, elas podem obter controle total do negócio, pois os funcionários estão totalmente engajados em atividades que atendem à missão, visão, metas e objetivos da empresa.
Na verdade, a Pesquisa Global de Outsourcing da Deloitte de 2016 descobriu que 78% dos entrevistados se sentiam positivos em relação aos seus fornecedores de terceirização. Este resultado indica que a maioria das empresas que terceirizam não se sufocam com seus fornecedores terceirizados. Caso se interesse mais sobre como ser terceirizado, acesse https://www.azulservice.com.br/blog/
Mito da terceirização nº 2: Terceirizar apenas um exercício de corte de custos operacionais
No mito anterior, discutia-se que a terceirização poderia ajudar as empresas a controlar todos os seus talentos para o crescimento do negócio. No entanto, os BPOs não lidam apenas com tarefas como folha de pagamento, atendimento ao cliente e outros.
A contratação de BPOs pode reduzir custos, mas a vantagem de custo não é a única estrela da terceirização. BPOs fazem negócios prestando serviços e fornecendo talentos. As empresas podem contratar BPOs para fins estratégicos. Por exemplo, eles podem contratar BPOs que oferecem gerenciamento de crises que os ajudaria a lidar com questões ou escândalos corporativos.
A terceirização não apenas economiza custos
A redução de custos é apenas um dos benefícios da terceirização. De fato, a redução de custos visa principalmente os custos fixos. Por exemplo, a Arizona Electronics deseja melhorar seu gerenciamento de TI e deseja usá-lo a seu favor. Arizona contrata um especialista em TI. A empresa pagará a esse especialista em TI cerca de US$ 50.000, no mínimo, ou até US$ 90.000.
Além do especialista em TI, uma equipe deve estar trabalhando na gestão de TI, completa com instalações e ferramentas. Isso significaria mais despesas com salários fixos para a empresa.
Por outro lado, se o Arizona contratar uma empresa de terceirização, eles pagarão apenas uma fração do custo incorrido pela contratação de novos funcionários internos. O Arizona teria certeza de que a IT Solutions forneceria os melhores funcionários para estabelecer o gerenciamento de TI do Arizona.
Em outras palavras, o cliente receberia um serviço de alta qualidade a um custo menor.
Além disso, as empresas também podem terceirizar consultores financeiros e consultores de gestão. Essa decisão de terceirização é uma jogada inteligente se a empresa estiver se expandindo. Lembre-se de que os BPOs lucram por causa dos talentos. Se uma empresa de BPO específica pode ajudar seu cliente em tempos de problemas financeiros ou de gestão, a credibilidade do BPO aumenta.
Portanto, a vantagem de custo não é o principal fator que explica a popularidade da terceirização. Os BPOs podem oferecer mais vantagens além da redução de custos. A pesquisa de 2016 da Deloitte descobriu que as empresas estão terceirizando principalmente por causa do corte de custos (59 por cento), focando em metas de negócios (57 por cento) e resolvendo problemas de capacidade (47 por cento).
Mito da terceirização nº 3: a terceirização garante a falta de conhecimento do produto ou serviço
As pessoas que experimentaram o serviço de call center costumam reclamar da qualidade do serviço que receberam, principalmente da capacidade do agente do call center de atender às preocupações dos chamadores.
Os agentes de atendimento ao cliente geralmente seguem um determinado protocolo ao lidar com a preocupação do cliente. Esse estilo se torna um problema quando a preocupação do cliente não é resolvida. A dependência do agente de call center em formatos apenas mostra que eles não têm conhecimento sobre os serviços que representam, e essa questão cria uma imagem negativa para a terceirização em geral.
Seja um provedor de serviços de call center ou um provedor de serviços de TI, a maioria das empresas está questionando a capacidade das empresas de terceirização de realizar serviços em seu nome. Iniciar uma empresa de BPO não é fácil. Alguns podem pensar que se pode iniciar uma empresa de terceirização reunindo indivíduos que possam realizar uma tarefa específica.
No entanto, a terceirização é muito mais profunda do que isso. A terceirização não é apenas uma prestação de serviços. Trata-se de desempenho apoiado em experiência e especialização. As empresas de terceirização fazem negócios adquirindo um conhecimento profundo de seus serviços e oferecendo-os às empresas que precisam.
O núcleo da terceirização é a dedicação aos seus serviços e clientes. O objetivo da terceirização para este assunto é fazer o trabalho certo com a melhor qualidade. Por meio desse objetivo, os BPOs se comprometem com o desenvolvimento e aprendizado contínuos.
Se seu conhecimento estiver desatualizado, eles estariam entrando em um campo de batalha com paus e pedras contra tanques e fuzis.
Fonte: https://fia.com.br/blog/terceirizacao/