Mudanças nos padrões de suor
Irritação Crônica da Pele
Problemas de saúde das unhas
Acne persistente
Fatores de risco para câncer de pele
Mudanças repentinas na saúde da pele
Perda de cabelo inexplicável
Redução de rugas
- Preenchimentos injetáveis. Botox é um injetável popular usado para suavizar linhas finas. Embora não remova as rugas profundas, pode melhorar drasticamente a textura da pele danificada pelo sol e tirar anos do seu rosto.
- Retinóides. Retinóides tópicos de prescrição também podem suavizar linhas finas. Mas, como os injetáveis, não espere que os retinóides removam as rugas ou todos os danos causados pelo sol.
- Microdermoabrasão. Este procedimento minimamente invasivo reduz a aparência de linhas finas e rugas. Você obterá uma pele mais lisa com uma textura mais uniforme com esse processo.
- Cascas químicas. Assim como a microdermoabrasão, este procedimento também refaz a superfície da pele, reduzindo a aparência de rugas e uniformizando o tom da pele.
- Hidratantes. Hidratantes e cremes que contêm umidade podem preencher a pele, reduzindo a aparência das linhas. Esta opção de balcão normalmente fornece os resultados menos dramáticos.
Qual opção de redução de rugas é ideal para você? Uma consulta com um dermatologista especializado em procedimentos cosméticos pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada com a qual se sinta confortável.
Problemas de faixa etária
- Retinóides. Novamente, os cremes retinóides podem reduzir a aparência dos danos causados pelo sol. Além de suavizar linhas finas, essa opção também pode desbotar manchas da idade.
- Microdermoabrasão. A remoção da camada superficial da pele em torno das manchas da idade também pode desbotar a aparência escura desse tipo de dano solar.
- Criocirurgia. O médico pode congelar manchas da idade com nitrogênio líquido.
- Luz pulsada. Este tratamento usa ondas de luz para atingir e separar as manchas.
Como na redução de rugas, remover ou reduzir a aparência das manchas da idade não vem com um tratamento único. Converse com seu dermatologista sobre qual opção funciona melhor para sua pele e necessidades individuais.
Câncer de pele
Se você tiver uma área da pele com aspecto estranho, uma verruga que muda (em cor, forma ou textura), uma verruga que sangra ou parece com crostas ou qualquer outro sinal semelhante, entre em contato com seu dermatologista imediatamente. Quanto mais cedo você receber um diagnóstico e tratar o câncer, maiores serão as chances de recuperação. Os tratamentos variam de acordo com o tipo de câncer, mas podem incluir:
- Cirurgia excisional. O médico remove a área afetada e parte da pele/tecido circundante.
- Cirurgia de Mohs. Este procedimento requer a remoção camada por camada da pele. Entre a remoção das camadas, o médico procurará células cancerígenas, continuando até atingir uma área clara.
- Congelando. Novamente, o médico usa nitrogênio líquido para congelar a área.
O melanoma pode exigir tratamento adicional, dependendo da gravidade do câncer e se ele se espalhou ou não. Seu dermatologista pode encaminhá-lo a outro médico para cuidados continuados após a remoção e diagnóstico iniciais.