Curso Preparatório: como funciona

Curso preparatório refere-se a cursos que um aluno é obrigado a fazer para ser oficialmente admitido em um programa de graduação regular. Esses cursos não contam para os requisitos desse programa de graduação.

Um aluno que esteja fazendo um curso preparatório deve entrar em contato com a ajuda financeira e trabalhar individualmente com um oficial de ajuda financeira, a menos que o departamento acadêmico tenha identificado um grupo de alunos nesta categoria. Esses alunos podem ser classificados como alunos de Pós-Graduação Vitalícia (LG) ou de Pós-Graduação (GR).  Isso torna mais fácil e conveniente fazer o check-in todos os dias. Diz a equipe Ma Consultoria em seu site: https://www.maconsultoria.com.

Introdução

Nestes tempos contemporâneos, a tecnologia moderna revolucionou o mundo da aprendizagem tradicional. Em vez de ficarem presos à sala de aula, os alunos agora podem aprender e estudar na privacidade de sua própria casa com o aprendizado on-line. Se você estiver interessado em obter um diploma ou certificação online, este artigo foi escrito para ajudar a responder à pergunta “como funcionam as aulas online?”

Requisitos de inscrição

  • O aluno deve estar matriculado em cursos preparatórios NECESSÁRIOS para admissão em um programa regular de graduação ou pós-graduação/profissional.
  • O aluno deve estar matriculado pelo menos meio período (5 créditos).
  • Somente os cursos NECESSÁRIOS para admissão podem ser considerados ao determinar o nível de matrícula e a elegibilidade para auxílio estudantil.

Documentação

A documentação deve ser recebida do orientador acadêmico do aluno e deve incluir o seguinte:

  • Uma declaração de que o curso é necessário para a admissão em um programa específico de graduação ou pós-graduação/profissional.
  • Uma lista dos cursos específicos necessários para a admissão.
  • Uma declaração de que o aluno será admitido no programa de graduação se os cursos forem concluídos com a nota exigida.

Elegibilidade para ajuda

  • A elegibilidade do auxílio é limitada a empréstimos federais de Stafford
  • Valores do empréstimo são os mesmos dos formandos independentes.
  • A elegibilidade do empréstimo é limitada a um único período consecutivo de 12 meses.
  • Os alunos serão monitorados durante todo o período de inscrição para garantir que permaneçam elegíveis.
Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como funcionam os cursos online?

Esteja você fazendo cursos on-line no ensino médio, na faculdade ou por interesse pessoal, as aulas on-line funcionam da mesma maneira. Os alunos recebem um nome de usuário e senha para fazer login em um LMS ou sistema de gerenciamento de aprendizado. Existem vários modelos de LMS, incluindo Canvas, Moodle e Blackboard, mas em geral, todos eles servem como um portal ou dashboard que funciona como uma sala de aula virtual. No LMS, os alunos normalmente podem:

  • Entre em contato com professores ou professores
  • Interaja com outros alunos
  • Acesse os materiais do curso 
  • Assista ou ouça palestras
  • Baixe os PDFs
  • Ver apresentações de slides
  • Monitore seu progresso
  • Faça exames e questionários
  • Acesse os serviços de suporte técnico

Nota importante:

Se você deseja o máximo de flexibilidade em um curso online, deve procurar um programa onde também possa acessar o LMS em outros dispositivos como um tablet ou smartphone. Nem todas as escolas oferecem esse recurso. Se você tem uma agenda lotada e está tentando trabalhar seus cursos em outras responsabilidades e obrigações, vale a pena encontrar um programa no qual você possa fazer login a partir de um aplicativo móvel. Dessa forma, você pode concluir seu curso a qualquer momento. 

Algumas pessoas acreditam que as aulas online têm objetivos educacionais radicalmente diferentes das aulas tradicionais, mas os objetivos geralmente são os mesmos. Espera-se que um aluno on-line complete as leituras atribuídas dos livros didáticos, bem como as tarefas de casa. Em vez de entregar fisicamente essas tarefas ao professor ou instrutor, você as enviará em um campo designado em um site. 

As aulas on-line geralmente exigem participação, assim como as salas de aula tradicionais. Em muitos casos, um professor pode configurar um quadro de mensagens para a classe e exigir que os alunos respondam perguntas e façam perguntas uns aos outros sobre o material para tornar a experiência de aprendizado mais envolvente e interativa. Essas atividades participativas podem contar para a nota final de uma pessoa, assim como a participação em sala de aula faz no ambiente de aprendizagem tradicional.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

O formato de como funcionam as aulas online

Ao contrário das aulas tradicionais de tijolo e argamassa, os cursos on-line geralmente são concluídos em um dos dois formatos – síncrono ou assíncrono. Você deve ter isso em mente ao considerar qual programa de graduação on-line é ideal para você. 

Formato síncrono

Nos formatos síncronos, as aulas são mais agendadas. Normalmente, toda a sala de aula entra na aula em um horário específico para ouvir uma palestra, concluir projetos ou interagir com o professor e outros alunos. Como a aula começa e termina em um determinado dia e horário, você terá que separar um tempo em sua programação atual para atender aos requisitos da aula. 

Formato assíncrono

O formato assíncrono é muito mais flexível. Embora você ainda tenha prazos específicos para suas tarefas e possa precisar fazer check-in de tempos em tempos, as aulas assíncronas são feitas de forma independente. Eles funcionam melhor para alunos que precisam organizar a escola em torno de outras obrigações e aqueles que prosperam melhor quando são deixados para concluir o curso de forma independente.

Dependendo do programa específico da sua escola, os formatos podem variar de curso para curso. Algumas escolas têm apenas cursos síncronos, enquanto outras têm uma combinação de aulas assíncronas e síncronas. Você deve considerar cuidadosamente sua agenda antes de se comprometer com um programa de graduação online. 

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Como funcionam as aulas on-line em aulas de faculdade que precisam de instruções práticas? 

A verdade é que nem tudo pode ser ensinado online. Muitas vezes, há um componente físico no aprendizado que requer absolutamente uma experiência pessoal. E, por natureza, certas teorias e conceitos são difíceis de entender sem realmente colocá-los em prática. Por exemplo, você não vai aprender soldagem ou carpintaria online da mesma forma que faria se estivesse em um workshop no campus. 

Em áreas como enfermagem, onde alguns dos cursos exigem trabalho em um ambiente clínico, você não poderá concluir seu curso totalmente on-line. E, claro, qualquer curso que ocorra em um laboratório precisará de um ambiente de laboratório real.

As aulas de arte são outro exemplo de cursos que não se prestam tão bem ao aprendizado remoto. A arte é subjetiva, para começar, e cor, sombreamento e outros aspectos de um projeto podem ser distorcidos quando apresentados digitalmente. A maioria dos estudantes de arte prospera muito melhor em um ambiente de estúdio onde recebem instruções práticas. 

Nesses casos, você provavelmente não conseguirá concluir sua graduação totalmente online. Em vez disso, você trabalharia em um formato híbrido, onde a parte teórica e escrita de seu curso é concluída on-line, mas você se reuniria em um ambiente físico tradicional para vários componentes de suas aulas. 

Fonte: https://blog.sympla.com.br/qual-a-diferenca-entre-curso-e-workshop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *