A rinoplastia é uma cirurgia para remodelar o nariz. Isso pode ser feito para melhorar sua correção, corrigir um defeito de nascença ou ajudá-lo a respirar melhor.

Você pode ter pontos ou grampos em seus cortes (incisões). Os pontos dentro do nariz e da boca geralmente se dissolvem por conta própria. Se você tiver grampos, seu médico retirará na primeira semana. Uma bandagem cobrirá seu nariz. Você pode ter uma tala de plástico ou gesso para proteger e ajudar a manter ou novo formato do seu nariz. Você pode ter uma “almofada de gotejamento nasal” sob suas narinas para coletar qualquer sangue que possa pingar de seu nariz. Seu médico mostrará como trocar o absorvente conforme necessário. 

Você pode ter um material de embalagem dentro do nariz para reduzir o sangramento e o inchaço. O tampão e a almofada de gotejamento nasal serão removidos de 2 dias após a cirurgia. A tala será removida em cerca de uma semana. Seu nariz ficará machucado e inchado, e você pode ter hematomas escuros ao redor dos olhos. O inchaço pode piorar antes de melhorar. A maior parte do inchaço deve desaparecer em 3 a 4 semanas. Você terá um pouco de dor no nariz e pode ter dor de cabeça.

Seu nariz pode estar entupido e você pode ter dificuldade para respirar por um curto período. A pele da ponta do nariz pode estar dormente. Você pode sentir alguma coceira ou dor aguda quando a sensação voltar.

Se houver fratura de ossos durante a cirurgia, você deve evitar, no nariz por cerca de 3 meses. Em 3 a 4 semanas, você deve ter uma boa ideia de como será uma aparência do seu nariz. Pode levar até um ano para ver o resultado final.

Esta folha de cuidados dá uma ideia geral sobre o tempo levará para você se recuperar. Mas cada pessoa se recupera em um ritmo diferente. Siga as etapas abaixo para se sentir melhor o mais rápido possível.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como você pode cuidar de si mesmo em casa?

  • Descanse quando se sentir cansado. Dormir o suficiente ajudará você a se recuperar.
  • Mantenha a cabeça erguida por vários dias após a cirurgia. Durma com a cabeça erguida usando 2 ou 3 travesseiros.
  • Tente todos caminhar os dias. Comece andando um pouco mais do que no dia anterior. Aos poucos, aumente a distância que você anda.
  • Provavelmente, você extrair cerca de 1 semana de folga do trabalho. Depende do tipo de trabalho que você faz e de como se sente.
  • Evite atividades extenuantes, como andar de bicicleta, correr, levantamento de peso ou exercícios aeróbicos, por 2 a 3 semanas ou até que seu médico diga que está tudo bem.
  • Pergunte ao seu médico quando você pode dirigir novamente.
  • Não assoe o nariz por pelo menos 1 semana após a cirurgia. Limpe o nariz suavemente com um lenço de papel. Se precisar espirrar, faça-o de boca aberta.
  • Pergunte ao seu médico quando pode se curvar.
  • Não esfregue o nariz por 8 semanas. Use protetor solar no nariz e use um chapéu com aba para evitar queimaduras de sol. Aplique protetor solar ou maquiagem suavemente.
  • Não nade por uma semana.

USANDO ÓCULOS

Se você usar óculos, tirá-los por um tempo durante a recuperação da rinoplastia. Os óculos ficam na ponte do nariz e podem ter um impacto negativo no tecido amolecido e na cartilagem ali. Se for necessário, experimente usar lentes de contato por um tempo.

Fonte de reprodução: Getty imagens

FICAR AO SOL

Sentindo que precisa pegar um pouco de sol? Bem, não depois de uma cirurgia de remodelagem do nariz. Mesmo depois que as bandagens foram removidas, seu nariz ainda está sensível e sua exposição ao sol pode causar descoloração ou aumentar o risco de certas complicações. Certifique-se de usar um filtro solar de espectro amplo e cubra-o com um chapéu para proteger o local da cirurgia do sol durante a recuperação.

FUMAR OU BEBER ÁLCOOL

A maioria dos cirurgiões considera e beber atividades de alto risco para pacientes que estão se recuperando de qualquer tipo de cirurgia. A nicotina nos cigarros restringe o fluxo sanguíneo e impede uma cura adequada. Por outro lado, o álcool interfere com os medicamentos e dilui o sangue, o que pode causar sangramento excessivo. Portanto, determina-se de ficar longe dessas substâncias nas primeiras 3 semanas após a rinoplastia.

Fonte de reprodução: Getty imagens

TOCANDO OU BATENDO SEM NARIZ

É natural que os pacientes fiquem curiosos sobre a sensação e a sensação do nariz após a rinoplastia. No entanto, não é uma boa ideia cutucar, empurrar ou tocar o nariz durante o processo de cicatrização. Isso pode desalinhar os tecidos nasais, machucar ou até mesmo desfazer os resultados obtidos com a cirurgia de nariz. É muito importante que você mantenha uma área da cirurgia protegida de qualquer coisa que possa adicionar pressão ou causar lesões.

USANDO MAQUIAGEM

Alguns pacientes – especialmente mulheres – podem sentir necessidade de usar maquiagem para cobrir os hematomas ao redor do nariz e dos olhos. Para dar o tempo de cicatrização nas primeiras semanas após a rinoplastia, você deve ficar longe da bolsa de maquiagem. Uma maquiagem aplicada na pele em processo de cicatrização pode desencadear complicações e também aumentar o risco de infecção.

Acessando: https://www.etienne.com.br/ você encontrara dicas sobre a recuperação da Rinoplastia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *